Resenha: Tudo por um Feriado - Thalita Rebouças



 
As amigas Manu, Gabi e Ritinha encaram juntas mais uma aventura em que farão de 'tudo' no mais novo livro da escritora Thalita Rebouças, sucesso entre os adolescentes, que já levaram 70 mil exemplares da autora para casa. Em 'Tudo Por um Feriado', último livro da série Tudo por..., o trio viaja para a fazenda da avó de Suzaninha - nova amizade feita em Tudo por um namorado - para curtir o feriado de Carnaval, descansando e celebrando o forte laço que há entre elas. Porém, como de costume, uma série de acasos - como um beijo não planejado, uma briga feia entre duas delas, entre outros imprevistos - surge para atrapalhar a vida e o feriado das meninas. Mas existe uma grande amizade, ou seja, 'tudo' o que elas precisam para que as coisas dêem certo no final.

Sabe aquele livro leve e divertido que ainda assim aborda questões importantes entre jovens. É assim o livro Tudo por um feriado da Thalita Rebouças, lançado há 10 anos ele continua trazendo temas presentes entre jovens meninas adolescentes que embarcam em uma viagem de fortalecimento de amizades em pleno feriado de carnaval.


Na minha releitura desse livro mais de 10 anos depois me surpreendi com a história bastante atual e as cenas para lá de divertidas. A história parte de um grupo de amigas a Manu, Gabi, Suzaninha, Ritinha que irão viajar no carnaval para o interior de Minas Gerais no sítio da avó da Suzaninha pensando em se divertirem e relaxarem sem muita folia. Essa viagem também servirá para que a Ritinha passe mais tempo com suas amigas tendo em vista que seu atual namoro tem tomado todo seu tempo, desde o iníco vemos como as questões abordadas são interessantes e passadas de maneira descontraída como se as meninas fossem nossas Bffs.